Por Marco Antônio
Uso Linux(especificamente Ubuntu) desde da versão 5.04 lançada em abril de 2005, então sou suspeito de falar sobre este sistema operacional, mas acredito que uma breve análise deste excelente sistema explicará esta paixão de longa data. No meu ponto de vista, seu grande diferencial está em: estabilidade, “leveza” e personificação. Estabilidade, porque neste dois anos de uso este sistema ”travou” apenas uma vez, “leveza” pois ele necessita de somente 512 Mb, que comparado com outros sistemas operacionais atuais cuja a exigência de hardware é alto o considero leve. E por último, a personificação na parte visual deste sistema é excelente, e para modificá-lo é muito simples e veremos a seguir.Instalação:
Não vou me prender a esta parte, porque existem vários passo-a-passo na internet e sugiro este como ponto de partida: Passo-a-passo de como instalar o ubuntu
Após a instalação eu recomendo fazer a atualização seguindo outro passo-a-passo, porque assim seu sistema ficará perfeito: Ubuntu Paradise produzido pelo Hamacker's Palace
Personificação:
Esta parte já é abortada no Ubuntu Paradise, mas eu gosto de sempre acessar o site www.gnome-look.org pois lá encontro várias formas de personificação.
Este pequeno artigo visa demonstrar um pouco sobre o sistema operacional Linux sabor Ubuntu, no futuro pretendo aprofundar em determinadas peculiaridades como conexão à internet e instalação de novos hardware.
Segue abaixo algumas fotos da minha área de trabalho. Aproveitem.
Links Importantes:
http://wiki.ubuntu-br.org/GuiaIntrodutorio
http://www.ubuntu-br.org/comece
3 comentários:
Em se falar de SO, necessariamente falamos em praticidade,compatibilidade e funcionalidade pois existem usuarios de todos os tipos: Fracos, medios e avançados. O Linux atende muito bem aos avançados deixando os fracos e medios um pouco perdidos por isso se vc é um usuário avançado use o Linux, nas suas varias versões, se naum existem SO melhores.
Eu acredito que desde a compra do PC até a escolha do S.O. deve ser observado o real objetivo da compra do PC( o que raramente acontece) idependente do nível de conhecimento do usuário. Por exemplo: Se um usuário possuir banda larga e utiliza principalmente o Internet Banking, o ideal é um PC modesto com um sabor Linux, devido questões de proteção contra vírus que o Linux possui e não requerer conhecimento de segurança na navegação WEB(coisa que poucos têm conhecimento que exista tal conhecimento).Outro exemplo de escolha mal sucedida: Existem vários casos de usuários que queriam VideoGame+Estação Multimídia+Internet Ultra-mega-hiper-super-rápida e compram um PC "Casa & Vídeo" com Vista SE.
Meu SO é o Windons... Mas depois de conhecer os atributos do Linux, me interessei e penso em instalar...Porém, sempre "tropeço" nessa questão de função do sistema para usuários... Utilizo o pc para tarefas que considero simples como pesquisas na nternet, office, postagens de fotos no orkut (Rs!)... E aew... O q vcs me indicam?? Continuo com o Windons ou proucuro o Linux???
Postar um comentário